Bem-vindo ao blogue do grupo 5 do 12ºA

Bem-vindo ao blogue do grupo 5 do 12ºA

Se queres saber mais maneiras de poupar energia...


Em Casa no Inverno


1. Baixe o termóstato do aquecimento – quartos mais frescos são mais confortáveis do que se julga.

2. Coloque válvulas termostáticas nos radiadores para que o aquecimento nos quartos que não são utilizados possa manter-se mais baixo. Afaste a mobília dos radiadores para não bloquear o calor. Coloque painéis de folha prateada nas paredes atrás de cada radiador para que o calor seja reflectido para o quarto.

3. Mantenha a água quente a cerca de 60° C; água mais fria compromete a saúde, água mais quente é um gasto desnecessário.

4. Para manter a casa confortável, coloque material isolador em paredes duplas com cavidade interna e sótãos. Bloqueie com papel de jornal chaminés não utilizadas para não se perder o calor. Use tapetes em vez de soalho nu.

5. Desligue as luzes de quartos não utilizados. Colocar lâmpadas de baixo consumo poupa cerca de 80% da energia. Detecte os vampiros de energia e desligue das tomadas todos os aparelhos em modo de espera, tais como televisões, quando não estão a ser utilizados.
~
6. Com um pau de cheiro ou uma vela, verifique a calafetagem de portas e janelas. Instale vidros duplos nas janelas. Fita autocolante forte é eficaz nas fendas das janelas. Pendure cortinas pesadas sobre as janelas e portas que dão para a rua e colchas ou tapeçarias contra as paredes que dão para fora.

Em casa no Verão

1. Muita gente que aquece as casas a 22°C no Inverno põe o ar condicionado a 18° C no Verão. Isto é absurdo.


2. As ventoinhas de tecto custam um décimo do preço do ar condicionado; no Inverno, podem ser utilizadas para fazer circular o ar quente. Criar sombra junto às paredes exteriores com árvores, arbustos ou vinha poupa no ar condicionado, assim como as cores claras ajudam a reflectir o sol.

3. Cozinhe com microondas ou lá fora com grelhador em vez de fogão para manter a casa mais fresca.


4. Em dias quentes, abra as janelas mais baixas do lado de onde sopra o vento e as janelas de cima para o lado para onde o vento sopra: isto provoca um efeito de chaminé que extrai o ar quente da casa.


Na Cozinha
1. Ferva só a quantidade de água de que necessita: não encha demais a chaleira. 

2. Coloque as tampas nas panelas para que os alimentos cozinhem mais depressa. Utilize uma panela de pressão ou uma de vapor sempre que possível.

3. Desligue o forno 10 minutos antes de tirar os alimentos para fora: continuará a cozinhar enquanto arrefece.

4. Limpe o pó da grelha na parte de trás do frigorífico.

5. Reparar ou substituir? Os frigoríficos mais recentes consomem até cerca de 70 % menos de energia do que os fabricados antes do ano 2000. Máquinas de lavar loiça utilizam 25 % menos água (utiliza-se muito mais água a lavar a loiça à mão). Orientação geral: se uma reparação custa metade do valor do novo produto, compre um novo.

6. Quando, por exemplo, se coze massa, é melhor fazer ferver a água numa panela sobre o bico de gás, ou fazê-la ferver primeiro numa chaleira eléctrica e passá-la depois para a panela? Ferver a água primeiro numa chaleira e depois pô-la ao lume numa panela custa quase metade e pareceria uma boa solução. Mas grande parte da energia eléctrica é produzida a partir do gás natural, e este processo é bastante ineficiente, portanto o custo final para o meio ambiente é aproximadamente o mesmo nos dois casos. Sendo assim, que fazer? No Inverno, utilize o gás porque a chama ajuda a aquecer a sua cozinha. No Verão, utilize o sistema da chaleira e do gás para que a sua cozinha não fique quente.


Lavagem de Roupa

1. Ponha o manípulo da temperatura nos 30° C e lave sempre com a máquina cheia.

2. Limpe o cotão do filtro da máquina de secar: um filtro bloqueado gasta um terço mais de energia.

3. Prefira roupa que não precise de ser passada a ferro.


Ao Volante

1. Evite conduzir. Se tiver de conduzir, as viagens curtas são as que consomem mais energia e as mais poluentes. Um quarto de todas as deslocações em automóvel são inferiores a 3 km, pelo que ir a pé ou de bicicleta é uma alternativa realista. Evite as horas de ponta.

2. Conduza suavemente, como se não tivesse travões. Não tente ganhar aos semáforos. Não ligue o carro enquanto não estiver pronto para arrancar. Quando estiver parado mais de dois minutos, desligue o motor. Em andamento, engrene as mudanças a baixas rotações.

3. Verifique a pressão dos pneus: isso poupa energia, aumenta a duração dos pneus e é mais seguro. Retire os porta-bagagens de capota quando não estão a ser utilizados.

4. Um pequeno carro a gasóleo gasta menos do que um híbrido como o Prius. Viaturas a gás (LPG) reduzem o custo de combustível em cerca de 40 %. Tome atenção aos indicadores de consumo de gasolina, se o seu carro os tiver. O ar condicionado consome muito mais combustível.


No Escritório

1. Desligue o equipamento electrónico ao fim de cada dia. Uma empresa com 100 computadores pode poupar cerca de 6 300 euros por ano. Utilizar o botão do próprio equipamento ainda consome energia: retire a ficha da tomada.

2. Um portátil utiliza cerca de 15 % da energia de um PC. Um visor LCD utiliza cerca de um terço da energia de um CRT, ou tubo de raios catódicos. Quando comprar um sistema novo, analise as etiquetas e verifique a informação sobre energia.

3. Minimize a utilização de papel no seu trabalho e habitue-se a criar suportes informáticos de documentação, em vez de imprimir para arquivar. Quando imprimir, utilize ambos os lados das folhas de papel.

4.Plantar ervas de cheiro em vasos junto das vossas secretárias cria um microclima que melhora a qualidade do ar. Utilize a sua própria chávena de café em vez de copos descartáveis.

5. As luzes de néon devem ficar sempre ligadas porque os arrancadores gastam muita energia? Errado. Desligue a luz se sair do quarto por mais de cinco minutos; para a maioria das lâmpadas de tubo, o tempo de intervalo é um minuto.

Sem comentários:

Enviar um comentário